Video “Oppressed Majority”.

Oi gente! Primeiramente peço desculpas pelo meu pequeno sumiço, mas eu estava com problemas com a minha internet, ok? Vamos lá voltar a ativa! 😉

Então, hoje eu vim falar de um video que está dando o que falar, o “Oppressed Majority” (“Maioria Oprimida”), de Eléonore Pourriat. O video mostra com simplicidade uma inversão de papéis bastante interessante. O curta se passa numa sociedade sexista, dominada por mulheres. Ou seja, é basicamente o que vivemos, só que ao contrário. Um homem passando por tudo aquilo que as mulheres passam todos os dias.

ImagemImagem

O curta trata, então, de dois pontos extremamente interessantes. O primeiro deles, obviamente, é a crítica à nossa sociedade extremamente machista. O vídeo não deixa dúvidas quanto a isso, pelo simples fato de causar certo estranhamento com essa inversão de papéis ao criar certas situações. Das coisas simples às mais graves, percebemos como a sociedade se acostumou a ser machista sem perceber, pelo simples fato de tornar normal algo que, se acontecesse ao contrário, seria de se estranhar. Se qualquer coisa tenha te dado a impressão de que algo não está certo, já é o suficiente para provar que você se acostumou com o machismo. Isso porque se no mundo em que vivemos, homens e mulheres fossem tratados como iguais (que, aliás, é o que são), uma inversão de papéis não mudaria coisa alguma.
 O correto, na verdade, é não existir uma luta pelo ‘feminismo’, ou uma luta pelo machismo, e sim uma luta pela igualdade. Qualquer coisa que se torne extrema acaba sendo prejudicial para alguém, quando existem dois lados envolvidos. Pender demais para um lado ou para o outro nunca é a solução correta.

Video: http://www.youtube.com/watch?v=V4UWxlVvT1A

(Créditos: literatortura.com)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s