A Arte de Banksy.

Imagem

 Hoje vou apresentar a vocês a arte de rua de Banksy, que inclusive é bem interessante, até porque elas tem um propósito. Vejam:

”Banksy é um veterano artista de rua britânico, cujos trabalhos em estêncil são facilmente encontrados nas ruas da cidade de Bristol, numerosas manifestações de Banksy também são encontradas na capital britânica, Londres e em várias cidades do mundo.”

Imagem

Banksy é o pseudônimo de um grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema inglês. Sua arte de rua satírica e subversiva combina humor negro e graffiti feito com uma distinta técnica de estêncil. Seus trabalhos de comentários sociais e políticos podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo.

Imagem

Imagem

O trabalho de Banksy nasceu da cena alternativa de Bristol, e envolveu colaborações com outros artistas e músicos. Conhecido pelo seu desprezo pelo governo que rotula graffiti como vandalismo, Banksy expõe sua arte em locais públicos como paredes e ruas, e chega a usar objetos para expô-las. Banksy não vende seus trabalhos diretamente, no entanto, sabe-se que leiloeiros de arte tentaram vender alguns de seus graffitis nos locais em que foram feitos.

Imagem

Imagem

Suas obras são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.

Imagem

Para o artista, “todo o ‘graffiter’ precisa fazer uma peregrinação ao maior muro do mundo em algum momento de sua vida”.

Imagem

Banksy acredita que “os maiores crimes do mundo não são cometidos por pessoas quebrando as regras, mas por pessoas seguindo as regras.”. As suas obras contra a autoridade e o poder estão carregadas de significado social.

Imagem

Assim, Banksy faz parte do naipe de artistas audazes que recorrem à arte de rua como forma de manifestação/protesto: “A obscuridade de Banksy tira partido das necessidades de segurança e liberdade – que caracterizam aqueles em guerrilha – para ter independência moral e intelectual, reger-se por leis próprias, escolher sua conduta, e para romper com o domínio da individualidade autoral, em escala mínima, mas em alcance (co)letivo” (Schneedorf, José). O seu objetivo é incitar à reflexão e à transformação de conceções, a partir de um modo de exposição único e de ações polémicas repletas de significação social. Desta forma, a sua constante ironia, audácia e feitio sorrateiro fazem de Banksy o artista desconhecido mais conhecido mundialmente.

Site: http://banksy.co.uk/

Instagram: http://instagram.com/banksyny

(Créditos Texto: Wikipédia / maimagazine.net)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s