Fotografia Polaroid

Imagem

Hey galera! Hoje vou falar um pouco sobre o estilo de fotografia Polaroid, que é mais um que eu amo demais, em um post anterior já falei pra vocês sobre a Lomografia , que também é bem interessante, isso claro, pra quem gosta/curte/ama fotografar.

Vamos lá no começo da história… Em 1948 surgiu a primeira câmera instantânea criada por Edwin H. Land da Polaroid Corporation , que então tornou-se mundialmente conhecida. Em 1986 derrotou a concorrente Kodak em uma batalha de patentes e forçou sua saída do mercado de câmeras instantâneas. Porém, a Polaroid Corporation anunciou, no dia 9 de Fevereiro de 2008, o fim da produção da fotografia instantânea. A empresa estadunidense parou a produção de maquinas fotográficas instantâneas devido à forte concorrência da fotografia digital. O sistema utilizado na revelação instantânea de filmes Polaroid consistia em uma bolsa de fluidos químicos, que, quando passava pelos apertados cilindros metálicos, que, estouravam esta bolsa espalhando os fluidos pela moldura plástica de formato característico, algumas câmaras mais modernas utilizavam uma “cortina” para impedir a entrada de luz no filme pelo primeiro segundo.

Imagem

Mais recentemente, um projeto de ex-trabalhadores da Polaroid que se chama Impossible Project, fez os apaixonados por esse tipo de fotografia darem pulinhos de alegria! O que o pessoal fez foi o seguinte: criou uma câmera digital que imprime em instantes, só apertando um botão. Bem prática e rápida e uma das menores impressoras do mundo. O papel em que se imprime é o Premium Zing, que custa mais barato que o papel da real câmera Polaroid e ainda pode transformar a foto em adesivo! O modelo da câmera é a Polaroid Z23000.

Imagem

Esses papéis  não utilizam tinta para poder imprimir as fotos, secando em 30 segundos. O papel tem micro-cristais  na cor amarela, ciano e magenta, que são ativados dependendo da quantidade de calor que recebem, mesclando as cores e imprimindo a foto diretamente no papel. Você pode imprimir suas fotos ou mantê-las no memory card. Ainda tem mais: se pode escolher bordas, recortar e colocar filtros antes de imprimir. Tecnologia pura. Mas ainda não leva a ideologia e a paixão da real Polaroid.

Imagem

Os caras do Impossible Project também criaram a pequena Polaroid Z2300. Apesar de não ser analógica, ainda carrega consigo um pouco da cultura e da nostalgia da fotografia Polaroid. E uma curiosidade: sabe quem é o diretor de criação do Impossible Project? Nada mais e nada menos que a Lady Gaga! Pois é galerinha. Aqui vai uma foto da Z2300…

Imagem

Em algumas lojas brasileiras vocês também podem encontrar o modelo da câmera Instax Mini 7S, da Fujifilm, definida como uma câmera digital com tecnologia de auto revelação instantânea. Ela tem um design que mistura o moderno e o retrô e chegou ao Brasil em 2012. Segundo o marketing da empresa, foi lançada para atingir principalmente o público adolescente, que adora registrar festas, eventos e compartilhar esses momentos na hora. É legal também para quem curte fazer scrapbook, já que a moldura da foto permite que a gente faça anotações.

Imagem

O preço dela é em média R$350, mas o que é caro é o filme (cerca de R$45 para 20 fotos). Triste.

Imagem

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s