Curiosidade: As Rosas Negras de Halfeti

Imagem

As rosas turcas Halfeti são extremamente raras, elas ganharam fama na internet quando fotos começaram a circular das supostas flores negras que crescem naturalmente naquela cidade turca, às margens do Eufrates. Estas rosas são tão negras que a gente pensa que foram pintadas com tinta spray, mas na verdade, é sua cor natural.

Segundo alguns dos sites que noticiaram o fato, tratam-se de rosas de cor vermelha, mas super pigmentadas. O excesso de pigmentos vermelhos faz com que elas pareçam negras. Elas florescem na cor vermelha escura durante a primavera e praticamente negras durante os meses de verão.

Imagem

Além disso, o pH da água local também pode contribuir para a cor mais escura, já que o pigmento da rosa, a antocianina, apresenta diferentes cores para diferentes valores de pH a que é submetida. Curiosamente, a antocianina também é encontrada em algumas outras plantas, como o açaí, a framboesa, a cereja, a cereja preta e a berinjela.

Os turcos locais parecem desfrutar de uma relação de amor e ódio com estas flores raras. Eles consideram estas flores como um símbolos de mistério, esperança e paixão, mas também de morte e de má notícia. Infelizmente, as rosas negras de Halfeti são uma espécie sob ameaça de extinção desde que os moradores da vila se mudaram do “velho Halfeti”, na década de 1990, quando a barragem Birecik Dam foi construída.

Imagem

Porém os funcionários da Secretaria de Cultura do distrito fizeram esforços na busca de salvar as rosas, coletando mudas das casas da aldeia e replantando-as mais perto de seu entorno originais, com o auxílio de estufas. A produção se recuperou desde então.

Ver uma rosa negra em plena floração é uma dessas coisas que poucas pessoas terão a chance e a sorte de ver na vida. Então se for passear pela bela Turquia talvez já saiba onde ir durante o verão!

Imagem


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s